top of page
Inovações tecnológicas para a produção de habitação social rural no Mato Grosso do Sul - PAEXT/UFMS (2013-2015)
 
 
 

Para inovar a produção de habitação rural, é preciso rever os padrões de arquitetura, logística e gestão, que ainda estão bastante atrelados ao modelo adotado no meio urbano. O projeto objetiva a proposição de diretrizes para inovar a produção de habitação social rural com a perspectiva da sustentabilidade da política pública no Mato Grosso do Sul. Assim, este projeto teve seis ações: elaboração de diretrizes para elaboração de projeto arquitetônico, diretrizes para a escolha de materiais e sistemas construtivos, construção de protótipo, realização de curso de capacitação, avaliação/adaptação de equipamentos, avaliação de empoderamento de comunidades. A expectativa geral era troca de experiências, o aumento da credibilidade das propostas de inovação, evidenciar as diferenças entre habitação rural e urbana, a dissolução de preconceitos em relação às inovações para formular diretrizes robustas para política pública de produção de habitação social. As ações desenvolvidas no Projeto apontam considerações sobre diretrizes de diferentes dimensões da sustentabilidade, apoiadas nos resultados obtidos. Para a dimensão ambiental, foram apontadas as preocupações em reduzir a pegada ecológica dos materiais, seja pela escolha de materiais menos impactantes, menos frágeis ou pela redução de transporte. Para a dimensão cultural, foram caracterizados os hábitos e necessidades das famílias no meio rural, traduzidas em proposta arquitetônica. Para a dimensão econômico-social, foram elaboradas diretrizes com o foco na promoção de desenvolvimento local pela adoção de oportunidade de empreendimento na cadeia produtiva da construção civil, com característica de tecnologia social. E, para a dimensão política, a discussão em curso sobre o empoderamento de comunidades.

Palavras-chave: habitação rural, transferência de tecnologia, tecnologia social, taipa, sustentabilidade.

PAREDES PORTANTES

ÁREA CONSTRUÍDA: 64,42 M²

TAIPA MECANIZADA

Curso de capacitação para produção de paredes de taipa de pilão e solocimento plástico para desenvolvimento de tecnologia social de habitação rural no Mato Grosso do Sul - CNPq (2012-2014)

O projeto teve como objetivo capacitar mulheres, moradoras de assentamentos rurais do Mato Grosso do Sul para a construção civil, com a execução da técnica de construção de paredes de taipa de pilão e solo cimento plástico (SCP)[1], visando a transferência de tecnologia social e formação de pequenos empreendimentos. Desta forma, o projeto visou: i)  proporcionar a troca de saberes entre pesquisadores e moradoras de assentamentos rurais sobre as necessidades, facilidades e dificuldades do uso da terra crua como material de construção; ii) Produzir equipamentos e formas próprias para a continuidade das capacitações com novos grupos; iii) criar e fortalecer relação universidade – sociedade para as questões de habitação social; iv) aumentar o entendimento e aceitação das técnicas; v) sensibilizar para as questões ambientais. Assim, a expectativa era de contribuir para o empoderamento das mulheres e o aumento do seu papel social nos assentamentos rurais, contribuindo para uma maior autonomia das famílias para o seu sustento. Disto, poderá resultar em uma menor dependência em relação ao INCRA na produção das habitações, em menores custos de produção da casa, já́ que o material das paredes é retirado do próprio lote, e na circulação do recurso proveniente do Governo Federal no próprio assentamento, fortalecendo a economia local.

Assim, este projeto teve três ações principais, que serão o foco deste relatório. A primeira ação foi a construção de um protótipo para servir de unidade de demonstração tanto para os participantes dos cursos, quanto para instituições (governamentais ou não) e empresas que tenham interesse no tema. Tal protótipo contribuirá para a diminuição da resistência cultural a esta técnica de construção, bem como estimulará a prática das mesmas para os participantes dos cursos.

A segunda ação a ser descrita trata do curso de capacitação para produção de paredes de taipa de pilão e solocimento plástico propriamente dito, que é relatado detalhadamente no Capítulo 2, descrevendo tanto a preparação de material didático, quanto a divulgação, a realização do treinamento e a sua conclusão.

A terceira e última ação principal deste projeto é o desenvolvimento e/ou adaptação de equipamentos que melhor se adequem à técnica de construção, objeto do treinamento, e que sejam simples e de baixo custo. Estes, além de ter potencial para contribuírem para que a técnica seja mais praticada, deverão ser utilizados em novas edições do curso para públicos, semelhante ou não, ao público alvo deste projeto. Cada um dos equipamentos desenvolvidos são descritos, enfatizando sua função no processo construtivo, e fotos são apresentadas.

Essas ações também estão vinculadas aos objetivos dos Projetos “Inovações para a sustentabilidade das políticas públicas de produção de habitação social rural no Mato Grosso do Sul” (Chamada FUNDECT N° 01/2010 – PPMS), “Curso de execução de paredes de taipa de pilão e solocimento plástico para tecnologia social de habitação rural no Mato Grosso do Sul” (EDITAL PAEXT/2013 - UFMS) e “Inovações tecnológicas para produção de habitação social rural no Mato Grosso do Sul - EDITAL PAEXT/2013 (UFMS)”.

[1] a técnica de solocimento plástico (SCP) foi retirada do projeto. Ver item 2.1.

Curso de capacitação para a produção de paredes de taipa de pilão - PAEXT/UFMS (2013-2015)
 
 
 

Este curso integra o projeto 'Inovações para a sustentabilidade das políticas públicas de produção de habitação social rural no Mato Grosso do Sul' (FUNDECT) e que parte do contexto da falta de ações e políticas para habitação social rural.

Propõe o uso de técnicas não convencionais para substituir materiais tradicionalmente utilizados na construção civil, pela facilidade de obtenção e menores custos de matéria-prima e a oportunidade de elaboração de tecnologia social que possa ser utilizada em empreendimentos no meio rural e para o meio rural. Apesar desse potencial, já testado e comprovado pelo meio acadêmico, a população-alvo demonstra rejeição em relação a tais técnicas, pelo histórico de usos anteriores, vinculados à pobreza. O curso focaliza a produção de paredes de taipa de pilão do protótipo construído no campus da UFMS. O método consiste de aula teórica (10%) e prática (90%), para compensar a diversidade de perfis do público alvo, contemplando todas as etapas de produção.

A ação possibilitou a troca de experiências, o aumento da credibilidade das propostas de inovação, a demonstração das diferenças entre habitação rural e urbana e a dissolução de preconceitos em relação às inovações tecnológicas de baixo impacto.

Palavras-Chave: habitação social rural, terra, taipa, tecnologia social, sustentabilidade.

Futura Light é uma apreciada fonte inspirada em elementos do design de Bauhaus. Ideal para títulos, banners e logos, suas palavras vão ganhar destaque.

Difusão Online de Tecnologias Construtivas Sustentáveis - Délis Paulo Pereira(1), Andrea Naguissa Yuba(1), Karina Trevisan Latosinski(1), Ana Paula da Silva Milani (1) 12º ENEX 2019.

A demonstração do atraso tecnológico brasileiro em relação aos materiais e técnicas de construção são visíveis no contexto deste setor, além da falta de diversidade de soluções técnicas, o mesmo perdeu a oportunidade de introduzir avanços reais em prol da sustentabilidade, contemplando um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: "construir insfraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

O incentivo ao uso de materiais não convencionais e mais sustentáveis é uma maneira de reduzir as pressões sobre os materiais tradicionais e equilibrar a demanda por recursos. Também, com a disseminação das tecnologias construtivas alternativas, as mesmas passam a ser conceituadas por uma viabilidade técnico-econônica comprovada cientificamente, aumentando as suas chances de sucesso no mercado atual.

É nessa realidade que se apresenta este projeto de extensão, aliando-se a aplicação da ferramenta educacional de cursos online abertos oferecidos por meio de ambientes virtuais de aprendizagem para um grande número de interessados na temática. Seguem os links a seguir:

bottom of page